Segunda, 15 de Outubro de 2018
Boas práticas no combate ao desperdício de alimentos serão premiadas
08/10/2018 16h11 - Atualizado em 08/10/2018 16h16
Foto: Alimentos desperdiçados

A Secima divulga o lançamento do Edital da Chamada Pública n° 01/2018 do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a seleção de Boas Práticas no Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos 2018. O objetivo é a identificação, chancela e divulgação de iniciativas em curso sobre o assunto.

As melhores iniciativas serão divulgadas nas mídias eletrônicas do MMA, receberão o certificado de reconhecimento e comporão a base de dados de iniciativas de combate à perda e ao desperdício de alimentos no Brasil.

As três melhores avaliadas em cada uma das cinco categorias - produção, pós-colheita, processamento, comercialização e consumo - participarão de um seminário em Brasília, durante a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos 2018, de 5 a 11 de novembro próximos.

Podem participar da chamada pública pessoas físicas e instituições registradas no Brasil; pertencentes à administração pública municipal, estadual e federal, direta ou indireta; instituições de pesquisa e/ou tecnologia; instituições privadas, com e sem fins lucrativos.

O prazo para a submissão das boas práticas é até o dia 22 de outubro próximo, 20 dias corridos e contados a partir das 8 horas, do dia seguinte à publicação do Extrato do Edital de Chamada Pública n° 01/2018 no Diário Oficial da União (DOU), encerrando-se às 18 horas.

Desafio Mundial

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) perde-se aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo, o que representa mais de 30% de toda produção mundial para consumo humano. No Brasil, de acordo com os dados das Nações Unidas, em 2013, 26,3 milhões de toneladas de alimentos foram perdidas. Produtos como arroz, milho, tomate e cebola são os mais desperdiçados no País.

Por isso, o combate à perda e ao desperdício de alimentos (PDA) é de fundamental importância humanitária em todo o mundo e foi incorporado na Agenda 2030 por meio do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que coloca o desafio global de reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial.

Essa redução deve ser nos níveis de varejo e do consumidor, e das perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as da pós-colheita. A redução do desperdício de alimentos contribuirá para a erradicação da fome no mundo, retratada no Mapa da Fome monitorado por meio da FAO.

Comunicação Setorial Secima