Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Segunda, 15 de Outubro de 2018
Notícias
Oito empresas se habilitam para elaborar o projeto do BRT de Aparecida
05/10/2018 13h37 - Atualizado em 08/10/2018 14h09
Foto: Representantes das empresas habilitam participação na licitação

Oito empresas se habilitaram na manhã desta sexta-feira (05/10) para participar da licitação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), visando contratar a elaboração do projeto básico do Corredor BRT Norte-Sul de Aparecida de Goiânia. Trata-se da extensão do BRT de Goiânia, que irá integrar os Terminais Cruzeiro do Sul e Veiga Jardim, com uma distância de cinco quilômetros.

Nesta primeira etapa, se habilitaram e apresentaram a documentação exigida pelo edital empresas de engenharia especializadas em projetos de transporte coletivo de Goiás, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Brasília e Santa Catarina. O serviço contratado tem valor fixado em R$ 2,916 milhões, com recursos provenientes de convênio firmado pelo Governo de Goiás com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal.

A licitação será realizada em três etapas. A primeira, ocorrida hoje, é a etapa da habilitação das empresas concorrentes. A segunda será a apresentação da proposta técnica, e a terceira abrangerá a proposta comercial. Com a habilitação das concorrentes, os documentos de cada uma serão analisados pela Comissão de Licitação da Secima. Em seguida, será publicado o resultado da primeira etapa e definida a data para a realização da próxima sessão, a da apresentação da proposta técnica.

BRT

O Bus Rapid Transit (BRT) é um tipo de sistema público de transporte baseado no uso do ônibus. Um verdadeiro sistema BRT tem design, serviços e infraestrutura. Trata-se do tipo de transporte que mais cresce no mundo. Além da agilidade nos deslocamentos, os usuários são beneficiados com o conforto (já que o sistema permite trabalhar com ônibus diferenciados), com a segurança e as facilidades de bilhetagem eletrônica, associadas à economia da passagem integrada.

No trecho do BRT previsto para Aparecida de Goiânia, entre os terminais Veiga Jardim e Cruzeiro do Sul, em uma extensão de 4.969 metros, serão projetadas localizadas sete estações. De acordo com o Termo de Referência, o município apresenta problemas no sistema de circulação e tráfego de veículos, diretamente ligados ao sistema viário e ao volume de tráfego proporcional. Além disso, Aparecida possui uma malha urbana caracterizado por vários sub-centros isolados e acompanhada por adensamentos populacionais, com baixa oferta de infraestrutura urbana.

A localização geográfica do município faz com que o sistema de transporte público atenda direta ou indiretamente quase a metade da população de conurbação de Goiânia e Aparecida (em torno de 1,9 milhão de habitantes). Ele possui uma população predominantemente assalariada e com baixa qualificação profissional. Apresenta ainda uma expressiva oferta de lotes vagos, com grandes vazios urbanos associados a uma deficiênica na estrutura macro-viária compatível com a sobrecarga de deslocamentos entre o município e a capital.

Comunicação Setorial da Secima

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento