Domingo, 17 de Junho de 2018
Dia de Campo de Santo Antônio de Goiás será nesta terça-feira (12)
11/06/2018 14h06

O município de Santo Antônio de Goiás, localizado na Região Metropolitana de Goiânia, sediará, nesta terça-feira (12/06), o Dia de Campo do Projeto Meia Ponte de Todos executado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima).

O evento será realizado a partir das 8 horas na Fazenda Estância Cristal, cujo acesso se dá na estrada vicinal, quilômetro 12 da rodovia GO-462. situada no fundo da Embrapa. O Dia de Campo de Santo Antônio de Goiás seria realizado no dia 29 de maio último, mas teve de ser adiado devido aos reflexos da greve dos caminhoneiros.

Segundo o titular da Secima, Hwaskar Fagundes, a realização de Dias de Campo em municípios servidos pelo Rio Meia Ponte faz parte das ações educativas previstas no Decreto de 9 de março de 2018, que determinou situação de emergência hídrica nas bacias do Meia Ponte e do João Leite, visando priorizar o abastecimento de água da população da Região Metropolitana de Goiânia no período de estiagem que se aproxima.
“Além das medidas preventivas e de fiscalização, precisamos contar com ações educativas, de forma que a população saiba a importância de preservar as nascentes dos rios e também de adotar o consumo consciente da água”, afirmou.

Programação

Cerca de 55 estudantes de escolas de Santo Antônio de Goiás vão participar do Dia de Campo, ocasião em que assistirão a palestras de educação ambiental e participarão do plantio de mudas de árvores do Cerrado em nascente de curso d´água que banha o município. A população local também foi convidada a participar do evento, assim como lideranças políticas, empresariais e comunitárias.

O Dia de Campo tem como objetivo estimular os municípios a cuidarem das nascentes que afluem para o Meia Ponte. Trata-se de uma ação que movimenta as cidades, envolvendo as prefeituras, as secretarias municipais, as escolas municipais e estaduais, os proprietários rurais e as entidades do segmento, todos unindo esforços em prol da recuperação das nascentes e das matas ciliares.

Desde abril último, quando o projeto Meia Ponte de Todos foi lançado, esta ação foi realizada nos municípios de Goianira, Brazabrantes e Nova Veneza. O propósito é visitar os demais municípios que possuem nascentes que afluem para o Meia Ponte. Até o final deste ano a Secima pretende doar 500 mil mudas para recuperação das nascentes e matas ciliares.

Comunicação Setorial da Secima