Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Domingo, 17 de Junho de 2018
Destaques Notícias
Secima e Corpo de Bombeiros planejam prevenção contra incêndios
22/05/2018 10h11 - Atualizado em 23/05/2018 11h14
Foto: Reunião da Secima e Corpo de Bombeiros

Com a intenção de se anteciparem ao chamado período crítico dos incêndios florestais, que ocorre entre agosto e outubro, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e o Corpo de Bombeiros já estão planejando ações em conjunto para este ano. De acordo com o secretário  Hwaskar Fagundes, a Operação Cerrado Vivo 2018 é uma prioridade para a Secima e deve ter início antes de julho.

O titular da Secima participou de uma reunião com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Ten. Cel. Morais, nesta segunda-feira (22/04). Na oportunidade, foram apresentados os gastos e resultados das ações de prevenção e combate aos incêndios dos anos anteriores realizados pela corporação e apresentadas propostas para o período de estiagem de 2018. De acordo com o secretário da pasta, a cooperação mútua pode otimizar os resultados. “O foco deve ser a prevenção. Vamos dialogar também com a Saneago, para somar esforços”, disse.

O plano de trabalho deve contar com treinamento de bombeiros e brigadistas civis, confecção de cartilhas, palestras, campanhas midiáticas educativas que abordem as práticas que podem causar incêndios florestais, monitoramento dos parques estaduais por meio de drones, instalação de uma sala de situação com monitoramento em tempo real, roçagem de trilhas nos parques e a preparação de aceiros, para facilitar o acesso e impedir a propagação do fogo, caso haja incêndios. Para Hwaskar Fagundes, é importante implantar um posto base nos parques para que os bombeiros ocupem, pelo menos, durante o período crítico. “A presença de viaturas e bombeiros também deverão inibir incêndios criminosos”, afirmou.

Os comandantes responsáveis se dispuseram a confeccionar o termo de cooperação completo  com as propostas, o orçamento, o plano de gastos e apresentar ao secretário da Secima e ao governador José Eliton, o quanto antes. Segundo o comandante-geral da corporação, esta é a primeira vez que um comandante do Corpo de Bombeiros consegue se reunir com um secretário de Meio Ambiente para juntos planejarem, antes do período crítico. “Isso fará a diferença para a flora e fauna de Goiás, em 2018”, assegurou.

Também estiveram presentes na reunião o superintendente de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação da Secima, Luciano de Moura; o sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Sérgio; o comandante do 1º Comando Regional, Ten. Cel. Anderson; o Comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Major Gonzaga; e o comandante da Operação Cerrado Vivo, Ten. Cel. Ulisses. 

Comunicação Setorial da Secima

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento