Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Sábado, 18 de Agosto de 2018
Destaques Notícias
Governo adotou medidas para garantir abastecimento de água
07/05/2018 10h51 - Atualizado em 07/05/2018 11h13
Foto: Governador José Eliton concede entrevista coletiva à imprensa

Ao fazer o balanço das medidas tomadas na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos durante entrevista coletiva concedida à imprensa nesta segunda-feira (07/05), o governador José Eliton destacou que o Governo do Estado se antecipou a uma crise hídrica e “começou, já no início do ano, a adotar medidas para evitar problemas no abastecimento de água” da população da Região Metropolitana de Goiânia, pensando no próximo período de estiagem que se aproxima.

A entrevista foi concedida no 10º andar do Palácio das Esmeraldas e contou com as presenças dos principais auxiliares do Governo, entre eles o titular da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Hwascar Fagundes. Segundo o governador, entre as medidas adotadas estão a obrigatoriedade de instalação e horímetros pelos empreendimentos que fazem uso da água a montante da captação do Rio Meia Ponte. Esta medida foi determinada por portaria da Secima que regulamenta o Decreto de 9 de março último, o qual declara situação de emergência hídrica nas Bacias do Meia Ponte e do João Leite e define ações para garantir o uso prioritário da água para a população da Região Metropolitana da capital.

Decreto

Foram definidas medidas de recuperação e preservação do Meia Ponte”, acrescentou o governador. Conforme José Eliton, outra medida importante são as obras de integração dos sistemas Meia Ponte e João Leite, ligado pela barragem. “Essas obras, conforme apontado pela Saneago, estão com aproximadamente 40% prontas. A previsão de entrega dos 14 quilômetros da adutora é para o mês de agosto próximo”, afirmou. Com o decreto de segurança hídrica e as obras da Saneago, ele disse esperar “ver mitigados os problemas de abastecimento (de água) na capital observados no ano passado, que geraram um crise hídrica muito severa”.

O governador destacou ainda que o problema de abastecimento de água da cidade de Anápolis foi resolvido com a transposição do córrego Capivari. “Estamos concluindo as obras da Estação de Tratamento de Água dos municípios de Luziânia, Valparaíso de Goiás e do complexo do Corumbá em parceria com a Caesb”, disse. Segundo José Eliton, a expectativa é que até meados do segundo semestre do ano já estar com a obra em funcionamento, resolvendo não só o problema do abastecimento de água de municípios do Entorno do Brasília, mas também do Distrito Federal.

 

Comunicação Setorial da Secima

links relacionados

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento