Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Quinta, 19 de Abril de 2018
Notícias
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte se reúne na Secima
11/04/2018 10h32 - Atualizado em 13/04/2018 15h55

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte estiveram reunidos na sede Federação das Indústrias do Estado de Goiás, definindo diretrizes para a gestão das águas em Goiás.

Os assuntos em pauta ficaram em torno da crise hídrica na bacia, o decreto estadual de emergência hídrica, a situação dos usos na bacia, ações da gestão de recursos hídricos visando a garantia dos usos, e em caso extremo, a priorização do abastecimento HUMANO, o plano de recursos hídricos da bacia e o fortalecimento dos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte.

O superintendente de Recursos Hídricos da SECIMA, Gustavo Henrique Soares, apresentou as bases de um grande programa de recuperação e organização dos usos que será desenvolvido na bacia. "A atuação integrada das instituições é importante para a efetivação da gestão dos recursos hídricos. Cabe ao Comitê de Bacia, de forma descentralizada e participativa, definir as diretrizes para os instrumentos de gestão e para a garantia dos usos", afirmou Gustavo.

O gerente de Planejamento e Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos da SECIMA, João Ricardo Raiser, apresentou as informações sobre o processo de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia. "O Plano é um dos passos mais importantes para o Comitê e para a Gestão na Bacia. Ele traz as diretrizes e as decisões de como usar e preservar os recursos hídricos da bacia", declarou Raiser.

Foi discutido ainda a necessidade de regularização dos usos existentes na bacia e da fiscalização de usos irregulares, sem outorga de direito de uso das águas, bem como ações de educação ambiental e envolvimento dos Municípios e da Comunidade.

Abordou-se também a necessidade de recuperação ambiental da bacia, onde foram apresentados os resultados da Primeira Etapa do Programa Produtor de Água do Ribeirão João Leite, com um investimento de mais de R$ 1.600.000,00 em ações de recuperação ambiental, cercamento, terraceamento e recuperação de estradas, por meio de convênio entre a SECIMA e a Agência Nacional de Águas.

Durente a reunião foi criado um Grupo de Trabalho para a definição de diretrizes para o enfrentamento de uma eventual crise hídrica no ano de 2018; bem como ações visando a elaboração e acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia.

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento