Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Quinta, 19 de Abril de 2018
Notícias
Desafio da Secima é reorganizar o licenciamento, diz governador
10/04/2018 16h38 - Atualizado em 12/04/2018 09h09

A abertura da 17a edição da Tecnoshow Comigo movimentou a cidade de Rio Verde nesta segunda-feira, dia 9. Poucos são os eventos voltados para os negócios do campo que reúnem uma quantidade tão grande de autoridades, expositores e volume de dinheiro envolvido.

Entre as autoridades, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima), Hwaskar Fagundes, foi lembrado por ser um empreendedor renomado em Rio Verde, além de ocupar uma das pastas mais estratégicas para o estado. “O secretário Hwaskar tem a missão de reorganizar todo o sistema de licenciamento ambiental de Goiás”, declarou o governador José Eliton, na abertura da Feira de negócios.

O desafio de acabar com o passivo de processos que aguardam para ter seus pedidos de licenciamento ambiental e de outorga de uso de recursos hídricos analisados é o foco das ações do secretário Hwaskar à frente da Secima. Alguns resultados já podem ser percebidos. Um plano de ação está pronto e foi encaminhado para a Secretaria de Assuntos Estratégicos de Goiás. O plano conta com um mapeamento completo da situação no estado e as medidas necessárias para acelerar as análises de licenciamento e outorga.

Há ainda um investimento na estrutura e qualidade para os analistas ambientais. Recentemente, foi aprovado o Adicional de Desempenho para Atividades de Meio Ambiente (Adama), o que motivou os servidores. Existem também alguns módulos para análises que estão prontos para serem disponibilizados online. “Estamos próximos ao Ministério Público, trabalhando em conjunto para revisar o Weblicenças, uma ferramenta essencial para reduzir o passivo de processos a serem analisados”, declara o secretário. A parceria com o MP também propiciou aos analistas cursos de credenciamento e outras formações específicas

Plano de Bacias

Para Hwaskar Fagundes, o ponto mais importante de garantia de fornecimento de água a todos os setores usuários são os planos de bacias hidrográficas. “Este é o maior instrumento de gestão de recursos hídricos. Com ele, poderemos definir melhor os usos e garantir as outorgas com mais rapidez”, comenta. Para o secretário, estes ganhos obtidos até agora já foram responsáveis por acelerar o ritmo de análises de processos, e a adoção das medidas previstas poderá acabar com a fila de processos para serem analisados.

Tecnoshow Comigo

Considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste, a Tecnoshow Comigo chega à sua 17ª edição, em 2018, com a expectativa de realizar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios – recorde apresentado na edição de 2017. Realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), o evento espera receber, neste ano, mais de 102 mil visitantes e 550 expositores de vários estados brasileiros e até de outros países, entre os dias 09 e 13 de abril, em uma área de 60 hectares do Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde-GO. Durante os cinco dias de evento, serão apresentadas tecnologias e novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, além de demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, plots agrícolas em vários experimentos, espaço ambiental, apresentações, palestras com especialistas renomados e dinâmicas de animais. Também serão disponibilizadas linhas de crédito e financiamento voltadas ao produtor rural, por meio de instituições financeiras, e atividades diversas pensadas para todos os envolvidos no agronegócio brasileiro.

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento