Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Quinta, 19 de Abril de 2018
Notícias
Assembleia Legislativa discute irrigação e sustentabilidade
03/04/2018 11h56 - Atualizado em 12/04/2018 09h03

O saecretário Hwaskar Fagundes participou nesta terçafeira (3), no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), de um debate sobre irrigação e sustentabilidade no Estado de Goiás. A audiência pública foi iniciativa da Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova) com apoio do deputado Virmondes Cruvinel (PPS) e teve como tema: “Diálogo: irrigação e sustentabilidade em Goiás” enfatizou a importância da construção do futuro da agricultura irrigada em nosso Estado.

A abertura do evento foi feita pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Secima), Hwaskar Fagundes, que destacou a importância do evento, enfatizando que a irrigação representa a sustentação da agricultura no Estado de Goiás e no mundo. Assumiu compromisso em avançar com os projetos da área e se prontificou a utilizar sua experiência no setor privado para coordenar a Secima e atender às demandas sob sua responsabilidade.

Após a fala de Hwaskar, que deixou evidente a disposição do Governo de Goiás de trabalhar para não só oferecer condições para os atuais produtores que já trabalham com irrigação, mas, também, para facilitar acesso daqueles que estão na lista dos novos irrigantes no Estado, falou Virmondes Cruvinel. O deputado deus as boas vindas a todos e todas e enalteceu a iniciativa da Aprova, colocando não apenas o Gabinete dele, mas a Alego à disposição para fazer adequações que se fizerem necessárias na legislação vigente com vistas a oferecer melhores condições de trabalho aos produtores.

Virmondes Cruvinel disse que tem mais de uma dezena de deputados estaduais atuantes nessa área, aos exemplos de Jean Carlo, que anunciou disposição de deixar o PHS para filiar no PSDB, e Lissauer Vieira (PSB). “O certo é que a Alego está pronta para promover as adequações que se fizerem necessárias na legislação vigente, de acordo com os avanços da sociedade, bem como para aprovar novas leis que venham efetivamente ao encontro da classe produtora que investe alto na irrigação com sustentabilidade”, ressaltou o parlamentar.

O presidente da Aprova, Antônio Celso Barbosa Lopes, agradeceu o apoio do deputado Virmondes Cruvinel e falou da contextualização do geral do problema. Em seguida, começaram as palestras, que tiveram como mediador o engenheiro agrônomo, especialista em agricultura sustentável, Bento Godoy, presidente do Comitê da Bacia do Rio Paranaiba. Além de produtores rurais, autoridades da área, ao exemplo da ex-deputada estadual Rose Cruvinel, chefe de Gabinete da Agrodefesa; e sete prefeitos municipais.

No período da manhã, foram ministradas as seguintes palestras: “Atlas Irrigação – Dados da agricultura irrigada no Brasil e no Estado de Goiás”, por Sérgio Ayrimoraes/Wagner Vilella, da Agência Nacional de Águas (Ana); “A Irrigação e o Vale do Araguaia”, por José Roberto Menezes, agrônomo e consultor em Manejo de Sistemas Tropicais irrigados; “Impacto da agricultura irrigada nos recursos hídricos e no meio ambiente”, por Lineu Neiva, doutor em Engenharia Agrícola, da Embrapa Cerrados; “Diálogo para Aprimoramento da Oferta e do Uso dos Recurdos Hídricos na Irrigação”, por Demétrios Christofidis, doutor em Gestão Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente. Logo após foi realizada mesa redonda entre debatedores com participação do público.

 
Fonte: Alego 

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento