Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Domingo, 17 de Junho de 2018
Notícias
2017 foi o ano da educação ambiental para a Secima
08/03/2018 17h58 - Atualizado em 15/03/2018 17h41

Em 2017 a Secima realizou centenas de ações de educação ambiental, incluindo a distribuição de milhares de mudas, realização de dezenas de palestras e oficinas de cinema ambiental no estado de Goiás, em parcerias com as prefeituras do interior e secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação em eventos ambientais, feiras e ações governamentais.

A maior demanda de ações de educação ambiental da Secima vem dos municípios goianos. Destaque para as palestras ambientais, que ocorreram em diversas cidades, como Goiânia, Águas Lindas, Uruana, Alvorada do Norte e Buritinópolis, Itajá e outras. A maioria das palestras são voltadas para estudantes, independente da idade ou da escolaridade, e os temas envolvem a preservação dos recursos hídricos, tratamento de resíduos sólidos e o novo Código Florestal, entre outros assuntos. No geral, os trabalhos são direcionados para Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Nível Superior e Educação Ambiental não formal.

Em 2016, a Secima distribuiu 168.6 mil mudas por compensação ambiental. Em 2017, este número subiu para 234.964 mudas. Desde 2015, a Secima distribuiu mais de 424.192 mudas em 173 municípios, além do plantio de 70 mil mudas no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). Desde 2015, a Secima, através de compensações e projetos como reflorestamento de parques, do Programa Produtor de Água e no Governo Junto de você distribuiu cerca de 600.000 mudas em todo o Estado de Goiás.

Cinema ambiental

As oficinas de cinema são uma parceria da Secima com o Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), prefeituras e secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação, e aconteceram nas cidades de Goiânia, Palmeiras, Jataí, Aparecida de Goiânia, Trindade, Bonfinópolis, Senador Canedo, Bela Vista, Caiapônia, Morro Agudo, Trombas, Itauçu, Piracanjuba, cidade de Goiás e Cidade Ocidental. Diversas escolas estaduais e municipais participaram da oficina que também foi aberta a membros da sociedade civil. Os alunos, professores e artistas puderam ter contato as formas de produção e os modos de filmar um documentário, além de assistirem a curtas ambientais do Circuito Tela Verde.

O objetivo da oficina é preparar os alunos para produzir seus próprios vídeos ambientais em mídias alternativas. A pesquisa sobre temáticas ambientais para estruturação do roteiro desperta a consciência ambiental nos grupos, já que cinema é trabalho de equipe e pode e deve ser usado como ferramenta pedagógica e meio de conscientização. Além dos alunos, prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente, professores, coordenadores também participaram das oficinas de cinema e vídeo ambiental.

Na Cidade de Goiás, a oficina faz parte das ações que a Secima desenvolve durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e, em 2017, ocorreu na Escola de Artes Veiga Valle e no Colégio Alcides Jubé. Neste ano, alunos de cinco cidades do estado levaram suas próprias produções para participar da Mostra Ambiental Escolar da Secima e debateram com representantes do Ministério do Meio Ambiente os principais temas ambientais que atingem o planeta, e a sua relação com a vida de cada um em seu microambiente.

Serra da Mesa

O Centro Cultural de Serra da Mesa é palco para duas semanas culturais que ocorrem anualmente. Em abril, ocorre a Semana Indígena e, em setembro, a Semana do Folclore. Ambos os eventos reúnem mais de 2 mil alunos de diversos municípios da região, que têm a oportunidade de entrar em contato com a cultura e representantes de diversas tribos indígenas, além de remanescentes de quilombolas e ciganos. Desde 2015, a Secima está presente nesses eventos, com palestras ambientais, oficinas de video e cinema ambiental, mostras de documentários e um trabalho de articulação entre essas populações tradicionais e as principais discussões ambientais da atualidade.

Governo Junto de Você

A Secima levou ações de Educação Ambiental para diversas edições do Governo Junto de Você em 2017. Cidades como Aparecida de Goiânia, Trindade, Formosa, Águas Lindas de Goiás, Planaltina e Rio Verde, entre outras, foram contempladas com a doação de mudas nativas do Cerrado. Entre as espécies doadas, estavam Ipês branco, rosa, roxo e amarelo, oiti, pororoca, genipapo e aroeira. A Secima também ministrou palestras ambientais e a oficina de cinema ambiental para os alunos da Rede Estadual de Ensino.

Site consciência ambiental é um marco para a educação ambiental do estado

Em 22 de novembro de 2017, o Programa de Conscientização Ambiental e Cidadania da Secima lançou seu site (www.conscienciaambiental.go.gov.br), apresentando as ações que vêm sendo desenvolvidas e atingiram mais de 60 mil alunos, em mais de 20 municípios. Todo o conteúdo das oficinas de cinema e vídeo ambiental, além das palestras e demais atividades, está disponível no site. O Programa de Conscientização Ambiental e Cidadania tem o reconhecimento nacional e conta com parcerias com o MMA, OVG, Seduce, Saneago e Polícia Militar, e visa estimular os alunos a terem uma prática ambiental diária para que possam conhecer e criar uma mentalidade cada vez mais sustentável e cidadã.

CIEA

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Goiás (CIEA) foi reativada em 2017 e reúne representantes dos poderes públicos estadual e municipais, universidades, entidades de classe, ONGs, cooperativas e outras entidades da sociedade organizada. A CIEA discute os maiores desafios ambientais de Goiás e as contribuições que a educação ambiental pode oferecer para fazer frente à degradação dos recursos naturais, dentro de um processo de conscientização do indivíduo e da coletividade. Ligada diretamente à Secima, a CIEA é uma comissão instituída pelo Poder Público respaldada pela Lei Federal n º 9.795/99 e a Lei Estadual nº 16.586/09. Aos quase 100 integrantes da Comissão, cabe discutir, propor, organizar e coordenar o novo programa de educação ambiental do Estado.

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento