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Domingo, 17 de Junho de 2018
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Secima participa da Semana de Educação para a Vida do IFG
14/02/2018 16h22 - Atualizado em 05/03/2018 16h52

A Secima esteve no Instituto Federal de Goiás (IFG) de Senador Canedo, na última sexta feira, dia 9, para uma série de ações de Educação Ambiental. Os alunos dos cursos técnicos de mecânica e automação industrial tiveram noção de como funciona o licenciamento ambiental, pois, em suas atividades, os técnicos têm alguma atividade relacionada à questão ambiental.


Técnico em assuntos educacionais do IFG, Rodrigo Soares Dutra agradeceu a presença da Secima, na I Semana de Educação Para a Vida do IFG, destacando que “a temática ambiental assume papel preponderante na atualidade, face à crise nos recursos naturais que enfrentamos. “Educação ambiental é um tema transversal que deve, obrigatoriamente, permear a formação de nossos alunos da Educação Básica”, explica, observando que “nos cursos técnicos de mecânica e automação industrial, a importância somente se amplia, devido ao ambiente potencialmente poluidor em que irão atuar: majoritariamente, indústrias”.


Além de noções sobre o licenciamento ambiental, os alunos dos cursos técnicos aprenderam sobre questões relacionadas à biodiversidade, resíduos sólidos, outorga d’água e recursos hídricos e sobre a pesca e fiscalização ambiental em Goiás.

Escola
As atividades de educação ambiental da Secima têm ocorrido desde o início do ano. No dia 2 de fevereiro, 140 alunos do terceiro ano do ensino médio e nono ano do ensino fundamental do Colégio Estadual da Polícia Militar do Madre Germana, em Goiânia, participaram de um encontro com servidores da Secima, no qual foram abordados conteúdos sobre bacias hidrográficas, resíduos sólidos, biodiversidade, Código Florestal e sobre a pesca em Goiás.

Segundo o analista ambiental da Secima, Thiarlles Elias de Paula, na educação básica, os trabalhos com os terceiros anos geralmente são mais amplos, pois, além da maturidade dos alunos, há o interesse em ampliar o conhecimento devido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “No caso dos alunos maiores do ensino médio, há a possibilidade de trabalhar uma série de conteúdos de forma mais aprofundada”, afirma. Para a coordenadora pedagógica do Colégio, Luzangela Alves Correa, a palestra sobre a análise dos impactos ambientais e descarte de resíduos sólidos no meio ambiente tiveram um valor prático na vida dos alunos. “São temas que extrapolam as barreiras do ensino acadêmico e entram no dia a dia dos alunos”, diz.

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