Quinta, 19 de Abril de 2018
Comissão de Educação Ambiental se reúne pela primeira vez
20/12/2017 17h16 - Atualizado em 29/01/2018 15h00

Após três anos sem atividades, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Goiás (CIEA) realizou seu primeiro encontro. A ocasião reuniu integrantes da Comissão, oriundos dos poderes públicos estadual e municipais, além de universidades, entidades de classe, como a Fieg e a Faeg, ONGs, cooperativas e outras entidades da sociedade organizada. Foram apresentados os maiores desafios ambientais de Goiás e as contribuições que a educação ambiental pode oferecer para fazer frente a degradação dos recursos naturais, dentro de um processo de conscientização do indivíduo e da coletividade.

O encontro também serviu para apresentar o recém-lançado portal Consciência Ambiental e de algumas ações que deverão ter destaque pela comissão. Atividades que integram as artes e a temática ambiental, como teatro e produções audiovisuais deverão receber incentivo, sobretudo por serem atividades já amplamente desenvolvidas pela Secima.

“Nosso projeto não é só reprimir, mas também prevenir”, declarou o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cassio dos Santos, uma das instituições que integram o comitê. Outro integrante, Adilon de Souza, representando a Fundater, destacou a importância de projetos de revitalização de nascentes. “Vejo com bons olhos a reativação desta Comissão. Tenho convicção que ela vá contribuir com nosso projeto de revitalização das nascentes do Rio Tocantins”, afirma.

Ex-gerente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Hugo Godinho considera que o CIEA vai sedimentar o conjunto de ações de educação ambiental que hoje são realizados isoladamente por cada instituição. “O que está acontecendo hoje me faz ver a importância de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos”, diz.

Para o secretário Vilmar Rocha, questões como reflorestamento e medidas de prevenção à falta de água são fundamentais na atualidade e devem ser abordadas em todas as fases da educação ambiental, com todas as faixas etárias. “Educação e meio ambiente são duas das principais pautas mundiais. Pautas capazes de gerar uma verdadeira transformação na sociedade e no modo de viver. A união desses dois temas torna-se, portanto, imprescindível”, resume.

Ligada diretamente à Secima, a CIEA é uma comissão instituída pelo poder público respaldada por ampla legislação de Educação Ambiental, entre elas, a Lei Federal n º 9.795/99 e a Lei Estadual nº 16.586/09. Em Goiás, a CIEA foi instituída pelo Decreto nº 5.203, de 30 de março de 2000, sendo reformulada em 2006. Aos quase 100 integrantes da Comissão, caberá discutir, propor, organizar e coordenar projetos de educação ambiental em nível estadual e municipal. Uma nova reunião ficou marcada para a segunda quinzena de janeiro, quando será definido o calendário de atividades para 2018.