Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Segunda, 15 de Outubro de 2018
Notícias
Secima realiza reunião executiva do Programa Goiás Solar
11/12/2017 15h10 - Atualizado em 15/12/2017 12h13

A Secretaria de Meio Ambiente, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) realizará, nesta terça-feira, 12, às 9h30, a última reunião executiva do Programa Goiás Solar de 2017.

 

O encontro tem o objetivo de abordar os avanços do Programa e perspectivas para a sequência dos trabalhos em 2018. A reunião contará com a presença do secretário Vilmar Rocha juntamente com a equipe de planejamento e operação técnica da Secima e autoridades do setor fotovoltaico, representantes da ABSolar, Celg D, Celg G&T, representantes dos bancos financiadores e vários empresários do setor.

 

Goiás Solar

 

O Programa Goiás Solar, sob a coordenação da superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secima, Danúsia Arantes, elabora políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento da energia solar fotovoltaica em Goiás e as demais fontes renováveis. Objetivo do Programa é resolver a questão emergente da microgeração e minigeração distribuída, a partir de fontes renováveis de energia, em especial a solar fotovoltaica, no estado de Goiás, viabilizando a atração e o fomento de empreendimentos.

De acordo com dados da Secima, em 2017, o número de usinas de energia solar fotovoltaica no estado de Goiás quase triplicou, somando 412 instalações que geram cerca de 31.880 kilowatts por dia.

 

O Programa Goiás Solar propõe alianças estratégicas entre estado, universidades, municípios, empresas, instituições financeiras e sociedade civil organizada. Em esforço coletivo, O Programa tem auxiliado seus parceiros com a desburocratização e a redução da carga tributária, além da implementação de diversas iniciativas que corroboram com o desenvolvimento da geração e transmissão de energia solar.

 

A intenção do Programa é capilarizar a geração de energia solar fotovoltaica para todas as regiões do estado, fomentando o uso desta energia em áreas urbanas e rurais. De acordo com o governador Marconi Perillo, o aumento da participação da energia solar fotovoltaica na matriz elétrica do Estado traz maior segurança energética e diversificação no atendimento à população e às empresas da região, contribuindo, também, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento