Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Notícias
Educação ambiental tem novas ferramentas para chegar à população
22/11/2017 17h07 - Atualizado em 30/11/2017 16h49

O Programa de Conscientização Ambiental e Cidadania da Secima ganha agora um site e uma série de documentários que serão exibidos na TBC apresentando as ações que vêm sendo desenvolvidas com os alunos da rede estadual de ensino. As atividades do Programa já foram realizadas em mais de 20 municípios, atingindo mais de 60 mil alunos. São palestras e oficinas nas escolas, visitas monitoradas aos parques estaduais e às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, distribuição de cartilhas educativas, mostras de filmes ambientais, criação de bibliotecas e videotecas ambientais nas escolas, exposições e até concursos de vídeos com temática ambiental.

O programa, que conta com parcerias do Ministério do Meio Ambiente, OVG, Seduce, Saneago e Polícia Militar, visa promover a construção de conhecimento e discussões acerca das principais questões ambientais e de recursos hídricos, urbanas, rurais ou florestais. A ideia é estimular os alunos a terem uma prática ambiental diária para que todos possam contribuir para melhorar a qualidade de vida da população e seu desenvolvimento sustentável.

A campanha de documentários visa divulgar as ações de educação ambiental realizadas pela Secima e seus parceiros, que englobam, além de visitas aos parques do estado, oficinas de cinema e teatro ambiental; arte com papel reciclável; palestras e minicursos; exposições de animais taxidermizados; frutos e plantas do cerrado; e material apreendido de caça e pesca, entre outras ações.

O site do Programa também foi lançado e traz todo o conteúdo produzido pela Secima e seus parceiros. Aa meta é levar esse conhecimento a estudantes, professores e comunidade escolar, para que conheçam e possam agir como multiplicadores de uma consciência ambiental aliada às noções práticas de sustentabilidade, formando cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Para a coordenadora do Programa, Débora Torres, o site nasce da necessidade de ampliar o alcance da educação ambiental enter alunos e comunidade escolar.

Representando a presidência da Agência Brasil Central de Comunicação, a diretora de jornalismo Abadia Lima declarou que vai divulgar o material diariamente na grade de programação da TV Brasil Central. “Preservar é um dever de todos, e esse projeto vem para chamar a atenção de cada um sobre sua responsabilidade.

Para o coordenador geral de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Elias Nunes, o estado de Goiás conseguiu reunir as entidades envolvidas com a proteção do meio ambiente e criar programas de grande alcance social. “A educação ambiental é uma política pública de 1999, e muitas vezes a impressão é que pouco fizemos, mas há um avanço, e hoje podemos perceber um olhar mais atento para as questões ambientais”, avalia. Para Elias, o foco do Ministério é levar as ações de educação ambiental ao interior do Brasil e às escolas públicas.

Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha lembrou que as questões ambientais hoje são universais, a exemplo dos direitos humanos, liberdade e democracia. “Vamos somando parceiros e construindo um caminho”, disse, lembrando que o meio ambiente é a oportunidade para o Brasil se tornar protagonista no cenário mundial. “A agenda ambiental tem que envolver a sociedade”, concluiu.

Participaram ainda representantes do Comando Ambiental da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Saneago e de demais instituições parceiras. A Secima e o MMA assinaram ainda uma carta de intenções que prevê capacitações conjuntas e compartilhamento de processos.

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento