Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Notícias
Ciclo de Palestras aborda a Reserva da Biosfera do Cerrado
10/11/2017 15h20 - Atualizado em 20/11/2017 15h11

Revitalizar a Reserva da Biosfera do Cerrado é o objetivo do 1o Ciclo de Palestras sobre a Reserva da Biosfera do Cerrado. A pauta é extensa e aborda o quanto a revitalização da Reserva modifica a vida do município para melhor; visa identificar as oportunidades no Território para o Desenvolvimento Sustentável; promover a cooperação e a formação de redes no território; busca identificar e potencializar Projetos Demonstrativos no Território da Reserva e divulgar e difundir a pauta dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Minaçu foi o primeiro município a receber o ciclo de palestras sobre a Reserva da Biosfera do Cerrado. A Superintendente Executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima Jaqueline Vieira, foi a palestrante, e falou para alunos do curso técnico de Meio Ambiente (Pronatec) e do Instituto Federal Goiano (IFG), além de gestores municipais e representantes de entidades organizadas da região

A palestra foi realizada no Centro Pastoral São José, na quinta-feira, dia 9 de novembro. Na sexta-feira, dia 10, foi a vez do município de Campos Belos. A palestra foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O ciclo passará em 26 municípios, em quatro etapas. A primeira etapa começará pelo município de Alto Paraíso, nesta quarta-feira, dia 8 de novembro. Até sábado, o debate passará pelos municípios de Cavalcante, Minaçu, Colinas, Teresina de Goiás, Campos Belos e Monte Alegre. O Ciclo de Palestras sobre a Reserva da Biosfera do Cerrado se encerra nos dias 7 e 8 de dezembro, no município de Posse, durante o 2o Diálogo para a Sustentabilidade, que contará com a reunião do Comitê da Reserva e uma extensa pauta de discussões voltadas para o equilíbrio econômico e ambiental da Região.

Saiba mais:

O Comitê da Reserva da Biosfera do Cerrado foi instalado e seus representantes empossados no dia 4 de outubro. Os debates tomaram corpo durante o 1o Diálogo para a Sustentabilidade, nos dias 26 e 27 de outubro, em meio ao incêndio que mobilizou entidades ambientalistas e voluntários da região.
A Reserva da Biosfera é o Maior Patrimônio do Estado de Goiás e dua revitalização foi uma solicitação Direta da Unesco A riqueza que esta reserva proporciona às suas populações e o caminho para chegar ao equilíbrio entre exploração e preservação é o tema do encontro para exposição e discussão da Reserva da Biosfera do Cerrado e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com as discussões em andamento, é importante que a população participe desse processo de reconstrução e preservação do patrimônio natural da Reserva.

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento