Terça, 24 de Outubro de 2017
Secima realiza workshop para discutir Plano da Região Metropolitana de Goiânia
14/07/2016 11h36 - Atualizado em 27/07/2016 17h30

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) realizou na manhã desta quinta-feira, 14, o primeiro workshop para elaboração do Plano Diretor Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. O evento ocorreu no Instituto de Estudos Sócioambientais da UFG e contou com as presenças do secretário Vilmar Rocha, do reitor da UFG Orlando Amaral, do superintendente executivo de Assuntos Metropolitanos da Secima, Marcelo Sáfadi, da professora doutora Celene Monteiro, coordenadora do projeto, e representantes dos conselhos de Arquitetura e Urbanismo (Cau) e engenharia (Crea), Ministério Público, Segplan, UEG e PUC-GO.

No evento foram apresentadas as metodologias de trabalho e os produtos que serão elaborados pelo plano, com o macrozoneamento da região metropolitana de Goiânia. Também foram discutidos os acordos de cooperação entre os envolvidos e a formação de grupos de trabalho multidisciplinares.

Segundo o secretário Vilmar Rocha, a elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana será uma “oportunidade para se fazer um planejamento participativo da região e criar, nos municípios, um conceito do cidadão metropolitano”. O titular da Secima acrescentou ainda que este trabalho vai proporcionar também a formação de quadros, com cursos de qualificação de gestores municipais.

Para o superintendente Masrcelo Sáfadi, o grupo que participou do workshop “constitui um núcleo de inteligência metropolitana, que irá debater os assuntos de forma permanente, garantindo uma maior durabilidade para o plano e a efetiva implantação, assim como sua atualização constante”.

Em sua fala, o reitor Orlando Amaral ressaltou as importantes parcerias do Governo de Goiás com a UFG e se colocou à disposição para novos projetos e a continuidade dos mesmos.