Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Segunda, 15 de Outubro de 2018
Gestão de Águas
Gestão das Águas
20/01/2016 16h08 - Atualizado em 21/01/2016 15h53

A água é um recurso natural, imprescindível à vida e a todas as atividades exercidas pelo homem. Não há atividade em que a água não esteja presente, seja como matéria prima ou em parte do processo produtivo. No entanto, a água também é um recurso limitado. Por isso é que ele precisa ser gerida de forma racional, planejada, articulada, pensando no uso múltiplo, fazendo com que todos tenham acesso a ela, em quantidade e qualidade necessários às suas atividades, e inclusive para que se possa garantir, em caso de escassez, os usos prioritários.

A gestão das águas é feita por meio dos componentes do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, cada um com uma responsabilidade. São eles:

- Conselho de Recursos Hídricos (nacional ou estadual): um Conselho consultivo, normativo e deliberativo, responsável pelas diretrizes da gestão e organização do sistema;

- Órgão Gestor: órgão responsável por executar as ações necessárias à gestão e aplicação dos instrumentos de gestão; e

- Comitês de Bacias Hidrográficas: Colegiado com atribuições consuntivas, normativas e deliberativas, responsável pelas diretrizes da gestão na bacia hidrográfica.

Esta é por definição um processo compartilhado e descentralizado de decisão.

Participam desse Sistema de Gestão, por meio do Conselho de Recursos Hídricos e dos Comitês de Bacias Hidrográficas, representantes do PODER PÚBLICO, DA SOCIEDADE E DOS USUÁRIOS, para então, de forma compartilhada, considerando os interesses e as responsabilidade de todos os envolvidos, sejam tomadas as decisões de como utilizar, proteger e conservar as águas da bacia.

Clique aqui e saiba mais sobre a Gestão das Águas em Goiás. 

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento