Governo de Goiás

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

Procure o que você precisa:
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Serviços
Plano Estadual de Resíduos Sólidos
27/07/2015 10h18 - Atualizado em 14/11/2017 10h08

BEM VINDO!

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos  (PERS) de Goiás foi finalizado.

Este PERS segue todas as orientações constantes no Contrato no. 013/2013, celebrado entre o Estado de Goiás, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), e a Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (FUNAPE). 

O contrato no. 13/2013 é resultado do repasse de R$ 558.000,00 por meio do contrato nº 0373289-57/2011 celebrado entre a União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, representado pela Caixa Econômica Federal, e a SECIMA, objetivando a execução do Programa Implanta PNRS.

 

Todos os documentos produzidos estão inseridos nesta página, para que você cidadão, tenha acesso as informações e acompanhe o andamento da elaboração deste plano.

 

 

Produto 1 – Plano de Trabalho

Descrição: Documento contendo o Plano de Trabalho e a metodologia a ser adotada na elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. 

 

Produto 2 – Plano de Mobilização Social e Divulgação 

Documento contendo a efetiva execução do Plano de Mobilização Social e Divulgação conforme previsto no Plano de trabalho (40% executado – a execução de 100% do produto será realizada após a finalização das audiências e consulta públicas)

 

Produto 3 – Panorama Geral dos Resíduos Sólidos no Estado de Goiás – Parte 1

Documento contendo o diagnóstico dos resíduos sólidos no Estado de Goiás (resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviço de saúde, resíduos de construção civil, resíduos industriais, resíduos de serviço de transporte, resíduos dos serviços públicos de saneamento básico,, agrossilvopastoris, mineração, resíduos sólidos domiciliares da zona rural, resíduos sujeitos a logística reversa), estimativa de resíduos sólidos no Estado de Goiás, por origem, diagnóstico socioeconômico e caracterização ambiental do Estado de Goiás.

 

Produto 4 – Panorama Geral dos Resíduos Sólidos no Estado de Goiás – Parte 2

Documento contendo a classificação dos resíduos sólidos gerados no estado de Goiás quanto à periculosidade e da identificação, avaliação e mapeamento das principais atividades geradoras desses resíduos. É apresentado, também, o mapeamento das áreas degradadas em razão da disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e o levantamento e análise dos principais documentos legais e normativos relacionados aos resíduos sólidos e dos instrumentos de planejamento existentes.

 

Produto 5 – Estudo de integração da logística da coleta seletiva

Documento contendo o estudo referente a logística da coleta seletiva no Estado de Goiás e os mecanismos para efetividade de gestão.

Produto 5 – Mapa

Mapa da Logística das Centrais de Triagem e Aterros Sanitários Compartilhados 

 

Produto 6 – Estudos de prospecção, escolha do cenário de referência e elaboração de diretrizes e estratégias do PERS

Documento contendo estudo de prospecção e definição de cenário de referência para o Estado de Goiás baseado em aspectos de política econômica, crescimento populacional, geração per capita, papel do Estado, marco regulatório, relação interfederativa, gestão, gerenciamento e estabilidade das políticas públicas, participação e controle social, investimentos no setor e matriz tecnológica consolidada. Este produto também contem as diretrizes e estratégias do PERS. No apêndice deste produto tem-se tabelas contendo estimativas de população, taxa de geração per capita e total de resíduos sólidos urbanos gerados por região e por município para 2015 e 2035.

 

Mapas

Mapa de Áreas Restritas e Sujeitas a Anuência para Implantação de Aterro Sanitário

Mapa de Áreas Restritas e Sujeitas a Anuência para Implantação de Aterro Sanitário por região

 

Produto 7 – Proposição de metas, programas, projetos e ações  e investimentos necessários e fonte dos recursos financeiros

Documento contendo as metas, programas, projetos e ações para a gestão dos resíduos sólidos no Estado de Goiás e os estudos para os investimentos necessários e fontes de recursos financeiros. 

 

Produto 8 – Elaboração de Prognóstico

Documento contendo as projeções realizadas para a geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) no horizonte de vinte anos, além das potencialidades econômicas relacionadas ao reaproveitamento e à reciclagem dos RSU, e ao tratamento dos resíduos da construção civil (RCC) e dos resíduos dos serviços de saúde (RSS), com a apresentação de cenários futuros.

 

Produto 9 - Elaboração de Proposições e Sistemática de Acompanhamento, Controle e Avaliação da Implementação do PERS.

Documento contendo a Elaboração de proposições e a sistemática de acompanhamento, controle e avaliação da implementação do PERS.

 

Produto 10 - PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PRODUTO FINAL (Para consulta pública)



PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - VERSÃO FINAL 



Contato: resíduos@secima.go.gov.br


Nota técnica - Aterros municipais (atualizado em agosto de 2017)


 

links relacionados

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, n° 400, 1° Andar, Setor Sul - 74.015-908 - Goiânia - GO

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento