Secretária Andréa Vulcanis recebe comenda Chica Machado

A secretária Andrea Vulcanis (Meio Ambiente) foi uma das homenageadas na noite de hoje com a Comenda Chica Machado, entregue em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) na noite dessa quinta-feira, 7 de março. A cerimônia foi realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). A Comenda Chica Machado foi instituída por propositura do deputado estadual Karlos Cabral (PDT), em homenagem a uma das mulheres mais importantes da história de nosso estado, na região de Cacoal, em Niquelândia.

" Uma justa homenagem às mulheres, mães, filhas, esposas, guerreiras e líderes que enfrentam no dia a dia, todas dificuldades impostas pelo mercado, derrubando barreiras visíveis e invisíveis, em prol de um sonho, de um ideal por um mundo melhor e mais justo", enfatizou Andréa Vulcanis. 

Chica Machado - No  livro Chica Machado: um mito goiano, a escritora e pesquisadora Adélia Freitas relata as histórias de Chica colhidas  durante uma pesquisa acadêmica na região de Niquelândia. Exemplo de pessoa guerreira, solidária, influente, impactante, ela se destacou por suas atitudes perante a vida em meados do ano de  1750. Chica foi uma negra comprada como escrava aos 13 anos por um comerciante português, e tornou-se a mulher mais respeitada e influente do arraial de Cocal, no norte de Goiás.