Em Brasília, secretária Andréa Vulcanis visita ANA e ANM

Em agenda em Brasília nessa sexta-feira (08/02), a secretária Andréa Vulcanis, titular da recém-renomeada Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), apresentou o trabalho para a segurança e controle das barragens em Goiás para equipes da Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Nacional de Mineração (ANM).

Acompanhada do superintendente executivo da Semad, Wajdi Mishmish, a secretária apresentou a equipe da ANA, a situação das barragens em Goiás, o resultado das visitas técnicas que tem realizado e as providências que estão sendo adotadas. A titular do Meio Ambiente pediu o apoio da Agência para formatar esse cadastro e levar para Goiás ferramentas para estruturar os procedimentos dos comitês. 

A equipe da ANA colocou-se à disposição para contribuir com a segurança das barragens em Goiás. Uma das possibilidades é oferecer capacitação para a fiscalização dos barramentos, aproveitando a força de trabalho e a infraestrutura do Governo de Goiás.



Na Agência Nacional de Mineração, a secretária foi recebida pelo Chefe da Divisão de Controle da Atividade de Lavra, Eliezer Gonçalves Júnior, e pelo técnico em Atividades de Mineração, André Marques. Na pauta da reunião de aproximação, estiveram as características das barragens de rejeitos e as peculiaridades caso a caso. O objetivo é somar esforços pela segurança dos empreendimentos, integração de sistemas e a troca constante de informações entre a Semad e ANM.

Também acompanharam a reunião a equipe da Semad, com os geólogos Claudimara Thomazella, gestora de Recursos Naturais e 
Paulo Henrique Cavalcante, analista ambiental.