Uso de tecnologia pode melhorar gestão ambiental e resolver passivo de licenciamento

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Andrea Vulcanis, participou na manhã desta terça-feira (08/01) do Jornal Realidade, da Rádio Vinha FM. Em entrevista, Andrea falou sobre a informatização e desburocratização das ações da pasta para uma gestão pública com eficiência e transparência.

"O governador Ronaldo Caiado fez dois pedidos ao me convidar para assumir a secretaria: primeiro, transparência absoluta. E, segundo, realizar um trabalho de resultados", afirmou a secretária em entrevista, reforçando as recomendações do governador do Estado de Goiás, para a realização de uma gestão permeada pela eficiência e tratamento igual para todos.

Confira áudio na íntegra:

https://www.facebook.com/vinhafm/videos/354754125077968/?t=1

Durante a entrevista à Rádio Vinha, a secretária defendeu o uso de ferramentas de tecnologia para auxiliar nas análises e melhoria na gestão ambiental em Goiás. "Planejo, ao longo deste ano, implantar um modelo que permita análises mais ágeis e menos manuais, para que nós possamos zerar um passivo de 5 mil processos com mais rapidez", ressaltou a secretária.

Na oportunidade, a secretária Andrea, que é do estado do Paraná, aproveitou para elogiar e agradecer a hospitalidade goiana. "O povo goiano é muito acolhedor. Agradeço pelo carinho e atenção de todos. Não tive dificuldades no repasse das informações para me inteirar da realidade do estado. Todos estão muitos empenhados o tempo todo", reforçou a titular. 

A atual Secima vai passar em breve por uma reforma administrativa do Governo, mantendo as pastas do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. 

CONSUMO CONSCIENTE 

O consumo consciente de água se tornou um assunto indispensável no Brasil, que enfrenta durante o ano circunstâncias climáticas diversas, redução ou diminuição de chuvas, menor vazão nos rios que abastecem as cidades e outros desafios.

  Em entrevista para a rádio Vinha FM, a secretária Andrea Vulcanis (Secima) aproveitou para conscientizar os ouvintes acerca do consumo consciente. "Sem dúvida alguma, o consumo consciente precisa ser uma realidade. É preciso repensar as formas de uso da água, evitando desperdícios e reduzindo o consumo sempre que possível", reforçou a secretária.

O uso racional da água é responsabilidade de todos. Pequenos hábitos diários podem conservar o nosso planeta e minimizar o impacto do consumo. Por isso, vale à pena conversar com as pessoas próximas sobre o consumo consciente e incentivar ações de economia. Abaixo, seguem algumas dicas para reduzir o consumo de água:

1. Tome banhos curtos;

2. Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ensaboar louças;

3. Evite duchas de alta pressão;

4. Use a vassoura para limpar a calçada ou quintal;

5. Use um balde e um pano para limpar o carro;

6. Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa.