Secima prioriza Educação Ambiental em Goiás

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) impulsiona o Projeto de Conscientização Ambiental e Cidadania. Implantado em 2015, com centenas de atividades de Educação Ambiental no Estado de Goiás, o projeto inclui palestras ambientais (sobre sustentabilidade, Biodiversidade, Água, Resíduos Sólidos e Preservação Ambiental e outros), nos colégios estaduais e municipais do Estado e oficinas de cinema e vídeo ambiental, com exibição de filmes produzidos pelos alunos na Mostra Ambiental Escolar da Secima no XX Fica, em maio deste ano, e filmes do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA), seguido de debates sobre as questões ambientais apresentadas. A ação é feita por meio da Coordenação de Educação Ambiental, fruto de um trabalho de mais de quatro anos.

A Secima e o MMA desenvolveram o Acordo de Cooperação Técnica, que amplia as parcerias relacionadas às questões de Educação Ambiental do Estado, reativou a Comissão Interstitucional de Educação Ambiental do Estado com formação via EAD, e também realizou dois grandes Programas Nacionais do MMA no Estado: a Agenda Ambiental na Administração Pública em Goiânia e nos municípios de Alto Paraíso e Rio Verde e o Programa Nacional de Capacitação em Goiânia, envolvendo 100% dos secretários e gestores do meio ambiente do Estado de Goiás.

A Secima instituiu programas como Araguaia Mais Limpo e Projeto Meia Ponte de Todos, com distribuição e plantio de mudas nativas na recuperação das nascentes do Alto da Bacia do Meia Ponte, que foram fundamentais para a Educação Ambiental nas ações de sensibilização junto a população, secretários e gestores do meio ambiente, escolas, colégios e sindicatos.

A Secima ainda realizou, durante todo o ano de 2018, uma ampla distribuição de mudas nativas do Cerrado em vários municípios goianos, além da entrega de um vasto material de educação ambiental cedido pelo Ministério da Educação e Cultura(MEC) e Ministério do Meio Ambiente como: coleção de filmes ambientais, cartilhas, folders e livros para todos os municípios e para os 58 Colégios Militares com o objetivo de incentivar a Educação Ambiental nas escolas.

A coordenadora da Educação Ambiental, Débora Torres, destacou que a Secima se tornou referência nacional na área de Educação Ambiental, segundo informações do MMA, tanto pelos projetos inovadores quanto pela participação em peso dos municípios goianos nestas ações. “ Goiás é o primeiro estado a ter um site governamental voltado exclusivamente para a Educação Ambiental, o www.conscienciaambiental.go.gov.br”, ressaltou a coordenadora.