Secima promove palestra sobre o combate à violência contra a mulher

Palestra promovida pelo Comitê

O Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) promoveu nesta terça-feira (06/11) palestra sobre o tema A Valorização da Mulher no Combate à Violência para servidores do órgão no Setor Universitário.

Em sua fala, a palestrante Carolina Fernandes de Souza Freire, da Superintendência de Políticas para Mulheres (Supem) da Secretaria Cidadã, destacou que a valorização da mulher parte das próprias mulheres. Para ela, o principal objetivo do Comitê é combater o preconceito e a discriminação no ambiente de trabalho.

Carolina Fernandes acrescentou que a violência contra as mulheres pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. E alertou que preconceito e discriminação são crimes. “O combate parte da consciência de cada um, todos têm o seu papel, e a mudança parte de cada uma de nós”, ressaltou Carolina.

O Comitê foi instituído no dia 1º de outubro desse ano, por meio de Portaria nº 281/2018 da Secima, atendendo determinação do Decreto nº 9.251, de 25 de junho de 2018. O Comitê prevê várias atividades, entre elas desenvolver e monitorar políticas sobre questões da mulher e da diversidade; realizar palestras, conversas e estudos, visando sensibilizar os servidores sobre questões da mulher e diversidade; promover estudos e pesquisa sobre problemáticas relacionados à mulher desenvolvendo ações; além de promover campanhas contra o assédio e outras formas de violência contra mulher.